Quem sou

GOIÂNIA, Brazil
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor da Faculdade de Medicina da PUC - Goiás. Consultório na CLÍNICA ALLURE DE CIRURGIA PLÁSTICA

domingo, 17 de janeiro de 2010

BELEZA APÓS A MATERNIDADE

Você ganhou o maior presente que a natureza oferece a um ser humano: seu bebê. Enquanto o “tesourinho” está protegido no berço, sua mente divaga sobre as mudanças ocorridas em seu peso, barriga, mamas, coxas, entre outras. A possibilidade de uma cirurgia plástica martela seu raciocínio. Mas... E as dúvidas? Quando e como operar? É seguro? Vou prejudicar a mim ou ao meu bebê? Coloco aqui as perguntas mais freqüentes e suas respostas sobre o tema.


1) Quanto tempo após a gestação deve-se esperar para realizar uma cirurgia plástica?
Resposta: Após a gestação, o organismo da mulher volta lentamente à normalidade. A flacidez, edema (inchaço) e manchas da pele podem melhorar com o tempo. Rotineiramente esperamos cerca de um ano para cirurgias que não envolvam as mamas.
2) Por que as mamas têm um tempo diferenciado para a realização de cirurgias?
Resposta: Enquanto houver presença do leite, os riscos nas cirurgias de colocação de próteses ou de reduções mamárias aumentam. Há também o fato de que durante a amamentação o volume mamário é diferente, interferindo na obtenção de uma indicação cirúrgica correta. Em geral, esperamos de seis meses a um ano após findar a amamentação para realizar a cirurgia.
3) E a flacidez da barriguinha, como deve ser tratada?
Resposta: Mulheres que já encerraram sua prole e apresentem flacidez no abdome têm a indicação clássica da abdominoplastia,com retirada da pele flácida e reforço dos músculos abdominais. As mulheres que ainda pretendem engravidar não devem realizar esta cirurgia, e, caso apresentem gorduras localizadas no abdome e em outras partes do corpo podem optar pela lipoescultura, associada ou não à mini-abdominoplastia. Ressaltamos que uma nova gravidez pode danificar todo o resultado obtido em qualquer cirurgia prévia.
4) O que vai acontecer com minhas mamas se eu operar e engravidar posteriormente?
Resposta: Seu maior prejuízo pode ser a perda do resultado obtido na cirurgia. Colocações de próteses dificilmente interferem com a lactação futura. Cirurgias de redução mamária têm mais chance de prejudicarem a amamentação proporcionalmente à quantidade de tecido retirado, ou seja, quanto mais tecido for retirado, maior a chance de alterações numa futura lactação.
5) Meu bumbum ficou mais flácido. Como resolver?
Resposta: Existem duas formas: 1) se a paciente apresenta gorduras em outras partes do corpo, pode-se lipoaspirá-las e enxertar nos glúteos. 2) colocação de próteses de glúteo. Nesta segunda forma de tratamento a paciente deve levar em conta que por um período de dez a quinze dias será difícil pegar seu bebê, pois deverá deitar-se com o bumbum para cima e não deverá se sentar.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)
O Dr. Carlúcio Moura Leão – CRM-GO 7813 é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atendendo na Clínica Allure Cirurgia Plástica em Goiânia, dedicando-se a mais de quinze anos ao ensino e realização de Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.

sábado, 16 de janeiro de 2010

A NOBRE ARTE DA PLÁSTICA DE NARIZ

O nariz é uma das principais estruturas que compõe o aspecto facial. O traçado nasal define características de personalidade e temperamento de uma pessoa (por exemplo, associamos narizes longos e bem definidos a indivíduos com personalidade forte e poder de liderança). Ao modificar o nariz altera-se a forma como uma pessoa é vista pelas outras. Cabe ao Cirurgião Plástico informar, que, um nariz exatamente como o/a paciente deseja, pode não “combinar” em conjunto com a face. Durante a discussão e planejamento da cirurgia, o médico deve orientar sobre as melhores vias para se atingir o resultado mais satisfatório.
As opções de rinoplastia vão desde pequenos tratamentos da ponta do nariz, até completa modificação de sua arquitetura, com fraturas, enxertos de cartilagem e grandes remoções teciduais. As vias de acesso cirúrgico podem ser pela técnica fechada ou endorrinoplastia (todas as cicatrizes ficam contidas no interior do nariz) ou pela técnica aberta ou exorrinoplastia (é feita uma pequena incisão na pele da columela - ver figura).
A opção de técnica é escolhida pelo cirurgião baseado nas estruturas a serem abordadas, dificuldades técnicas oferecidas por cada nariz em particular e habilidade pessoal do cirurgião com uma ou outra técnica. A presença da pequena cicatriz deixada na columela pela técnica aberta não compromete o resultado estético desta cirurgia em relação à técnica fechada.
Qualquer que seja a técnica empregada, o/a paciente deve saber que a cirurgia de nariz é uma das mais nobres das Cirurgias Plásticas, com resultados absolutamente aparentes na face. Definir como, com quem, quando e onde operar é de suma importância, e antes da cirurgia todas as dúvidas que o/a paciente tenha devem ser dirimidas com seu médico.


PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

É SEGURO FAZER CIRURGIA PLÁSTICA?

Foto de Plástica para Redução de Mamas

As atividades que apresentam algum risco devem ser praticadas com atenção voltada para os fatores que diminuem as chances de um resultado indesejável ocorrer, ou seja devemos criar o maior número possível de medidas que protejam o ato e que possam prevenir um eventual infortúnio. Esse deve ser o princípio que rege qualquer ato cirúrgico, inclusive as cirurgias plásticas.
Quando nos perguntamos se é seguro fazer uma cirurgia plástica, a resposta será SIM se as medidas de cuidado foram tomadas, e será NÃO se algum dos fatores de segurança não for respeitado. Esses fatores dependem do Médico e do paciente, conforme a lista abaixo:
FATORES DE SEGURANÇA DEPENDENTES DO MÉDICO
1) Ser especialista em Cirurgia Plástica, com formação atestada pelos órgãos médicos competentes.
2) Atualizar-se com frequência
3) Instrumental cirúrgico de boa qualidade
4) Indicar ao paciente, hospitais devidamente aparelhados para o ato a ser realizado.
5) Solicitar os exames pré-operatórios e pareceres de outras especialidades médicas (quando necessário), para avaliar se o/a paciente oferece condições para ser operado
6) Explicar de maneira clara a cirurgia que será realizada e quais os cuidados e riscos próprios do procedimento.
FATORES DE SEGURANÇA DEPENDENTES DO PACIENTE
1) Pesquisar e buscar um médico competente.(o paciente pode informar-se no CRM de seu estado ou no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: (http://www.cirurgiaplastica.org.br/)

2) Não esconder detalhes importantes: medicações que está usando, possibilidade de gravidez, patologias que é portador entre outros.
3) Evite fazer a cirurgia com o “dinheiro contado”. Após a cirurgia, outras despesas irão surgir, sendo em alguns casos fundamentais para o bom resultado da cirurgia.
4) Seguir as prescrições médicas no pré e no pós-operatório de maneira rigorosa.
5) Em casos de dúvidas entre em contato com o médico. Evite seguir palpites de pessoas não familiarizadas com a Cirurgia Plástica.
6) Acredite no seu médico.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CIRURGIAS PLÁSTICAS ACESSE (http://www.allureplastica.com.br/)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CICATRIZES - O MAL NECESSÁRIO

Quelóide na região Pré-esternal

Quando a pele é ferida, a sua completa reestruturação deixa uma lembrança conhecida como cicatriz. As cirurgias deixam cicatrizes e são preocupações corriqueiras dos Cirurgiões Plásticos. Coloco aqui algumas noções sobre cicatrizes:
1) As cicatrizes se formam quando todas as camadas da pele são atingidas. Isso explica por que escoriações que são lesões superficiais não deixam cicatrizes (podem deixar manchas)
2) Permanecem para sempre. Os tratamentos disponíveis apenas atenuam ou disfarçam cicatrizes
3) A parte central do tórax, a lateral do braço (região deltóidea), o dorso e os lobos das orelhas são locais propensos a formarem os piores tipos de cicatrizes: os quelóides.
4) Feridas cutâneas fechadas com grande tensão da pele tendem a produzir cicatrizes de pior qualidade.
5) Idosos tendem a ter uma cicatrização mais fina e menos aparente que os jovens.
6) Curativos que comprimem a cicatriz, massagens e alguns tipos de pomadas nos primeiros três a seis meses podem reduzir as chances de quelóides ou hipertrofias.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CIRURGIAS PLÁSTICAS ACESSE (www.allureplastica.com.br)