Quem sou

GOIÂNIA, Brazil
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor da Faculdade de Medicina da PUC - Goiás. Consultório na CLÍNICA ALLURE DE CIRURGIA PLÁSTICA

quinta-feira, 29 de abril de 2010

REJUVENESCIMENTO FACIAL NO HOMEM: DESAFIO DENTRO DE LIMITES PRECISOS



Os homens já concluíram que uma face de aparência mais jovem traz satisfação nos planos profissional, afetivo e pessoal. Muitos legítimos representantes do sexo masculino curvam-se ante a necessidade de apresentar um modelo facial que exiba jovialidade. A conquista de uma face de aspecto jovem deve ser obtida por meios:
A) PREVENTIVOS: baixa exposição à radiação solar, uso constante de protetores solares, boas noites de sono, alimentação rica em frutas e verduras, EXTERMÍNIO total do hábito de fumar, atividades esportivas regulares, evitar grande tempo de exposição em frente a telas de computadores e TV. Tais hábitos devem ser iniciados ainda na juventude, mas nunca é tarde para começar.

B) MEDICAMENTOSOS: Cremes e formulações visando melhorar a textura e a saúde cutânea facial. O acompanhamento médico é indispensável, pois existem diversos tipos e cores de pele exigindo tratamentos diferentes.
C) PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS: São tratamentos em que algumas substâncias são injetadas visando melhorar o aspecto da face.
Sulcos e depressões formados pela atrofia da gordura facial no processo de envelhecimento podem ser preenchidos com gordura retirada do próprio paciente ou com substâncias específicas para este fim (ácido hialurônico, PMMA, hidroxiapatita). Os preenchimentos têm que ser refeitos de tempos em tempos porque são absorvidos pelo organismo.
As rugas de expressão são tratadas com toxina botulínica (Botox®). Essa medicação atenua as rugas por alguns meses através do relaxamento dos músculos que as produzem. Quando cessa o efeito da medicação, a musculatura volta a se contrair e as rugas ressurgem. Por este motivo, o tratamento com a toxina botulínica deve ser repetido entre quatro e seis meses. No homem, como a musculatura é mais forte, em geral o tempo de efeito é de quatro meses.
Os peelings consistem na remoção das camadas mais externas e envelhecidas da pele utilizando-se ácidos, laser ou abrasão mecânica com cristais ou lixas. Melhoram a textura da pele e atenuam as rugas. Podem ser superficiais, médios e profundos, sendo que quanto mais profundos, mais rugas são tratadas, mas também maiores são as chances de alteração na pigmentação e de formação de cicatrizes.
D) PROCEDIMENTOS CIRÚGICOS: os mais freqüentes são: 1) Cirurgia de pálpebras (Blefaroplastia), consiste na retirada da pele excessiva das pálpebras, associada a retirada de bolsas gordurosas e tratamento da musculatura flácida na região dos olhos;

Plástica de face (Ritidoplastia): é a maior cirurgia visando o rejuvenescimento facial. Nos homens, é mais difícil ocultar as cicatrizes sob os cabelos porque estes são em menor quantidade que nas mulheres, sendo este um desafio para o cirurgião. O uso da videoendoscopia possibilitou resultados eficientes no rejuvenescimento facial, com pequenas incisões na região frontal.
Com todos esses procedimentos, o homem moderno vislumbrou a possibilidade de retardar o envelhecimento facial. Em um exemplo poderíamos indicar para um jovem de até 25 anos que observasse os cuidados preventivos com a pele. Quando chegasse aos 30-35 anos estariam indicados os cremes e os peelings mais superficiais, como peeling de cristal. Dos 35 aos 45 anos as depressões e sulcos profundos da face melhoram com as subtâncias de preenchimento. Rugas de expressão são tratadas com a toxina botulínica. A partir dos 45 anos de idade, além destes tratamentos já agregados, estão também indicadas as cirurgias e os peelings mais profundos. Esta é uma evolução que acontece na maioria dos casos, mas cada situação possui suas peculiaridades e nenhum tratamento é seguro se não houver o acompanhamento responsável do médico.


PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)
O Dr. Carlúcio Moura Leão – CRM-GO 7813 é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atendendo na Clínica Allure Cirurgia Plástica em Goiânia, dedicando-se a mais de quinze anos ao ensino e realização de Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.

Para acompanhar dicas rápidas no twitter acesse: :(http://twitter.com/Dr_Leao)

domingo, 4 de abril de 2010

A BUSCA PELA SEGURANÇA DEVE SER MAIOR QUE A BUSCA PELA BELEZA

Óbitos em Cirurgia Plástica têm sido noticiados nos últimos dias preocupando tanto aos cirurgiões quanto aos interessados em se submeterem a uma cirurgia de embelezamento. Quando ocorre uma tragédia envolvendo cirurgia plástica, consternados, nós especialistas desta área nos perguntamos o que fazer para levar mais e mais segurança aos nossos pacientes.
Adoto algumas medidas visando obter a maior segurança possível estando entre algumas delas:
1) História Clínica bem feita, em que o médico deve indagar sobre fatores que interferem com a saúde (patologias, uso de medicação, dependência química, cirurgias prévias). O paciente deve ser completamente claro e verdadeiro ao dar as respostas (lembrando que a história clínica está protegida pelo segredo médico). Nesta fase também é feita a indicação da cirurgia necessária para cada caso. Equívocos neste momento podem levar a resultados bastante indesejados;
2) Exames pré-operatórios básicos de sangue, urina RX de tórax e avaliação com médico cardiologista, sendo que outros exames podem ser necessários dependendo da cirurgia que será realizada;
3) Oriento cuidados com a dieta alguns dias antes, bem como hidratação e reposição de sais minerais nas 24 horas que antecedem o ato cirúrgico;
4) Em lipoesculturas deve-se respeitar o limite de gordura a ser aspirado (não deve ultrapassar em litros a 7% do peso do paciente. Ex: em paciente com 60 quilos pode-se aspirar até 4,2 litros de gordura);
5) Evitar grandes cirurgias: é comum pacientes solicitarem duas, três e até quatro cirurgias em um mesmo ato operatório. Sabemos que há uma boa segurança para o paciente quando são feitas até duas cirurgias em um mesmo ato cirúrgico. (Ex: mama+lipo; lipo de dorso+abdome; mama+abdome). Cirurgias maiores que estas têm grande tempo cirúrgico (mais de cinco horas) e o risco de complicações é diretamente proporcional a este tempo;
6) Equipe cirúrgica confiável e experiente;
7) Operar em hospital devidamente aparelhado para o porte da cirurgia;
8) Instrumental cirúrgico preparado com rigor máximo quanto a limpeza e esterilização;
9) Prevenção da trombose venosa e embolia pulmonar com aparelhos pneumáticos para os membros inferiores, hidratação rigorosa, anticoagulantes injetáveis e deambulação precoce; 10) No pós operatório imediato e recente o paciente deve ser visto frequentemente, e toda comunicação entre paciente/familiares com o MÉDICO deve ser facilitada. Qualquer alteração que surja o médico deve ser comunicado.
11) Lembrar que: a cirurgia é um processo que se inicia na consulta médica, tem como ápice o ato cirúrgico e não deve em momento algum ser o pós-operatório negligenciado, pois boa parte das complicações ocorrem nesta fase.
Listei apenas algumas medidas visando dar segurança as cirurgias plásticas. Existem outras, tanto médicas, quanto referentes ao paciente. Este por sua vez deve estar disposto a seguir todas as recomendações pós-cirúrgicas, do contrário poderá padecer de complicações que anulam por completo a grande satisfação que se experimenta ao atingir um bom resultado na busca pela beleza.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)
O Dr. Carlúcio Moura Leão – CRM-GO 7813 é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atendendo na Clínica Allure Cirurgia Plástica em Goiânia, dedicando-se a mais de quinze anos ao ensino e realização de Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Rejuvenescimento Facial por videoendoscopia

A modernidade das fibras ópticas permitiu que a cirurgia para rejuvenescimento da face passasse a ser realizada através de incisões menores e com uma abordagem cirúrgica mais eficiente. Através dos sistemas de lentes e câmeras as estruturas a serem tratadas são visualizadas com ampliação de até 20 vezes. Essa modalidade cirúrgica permite ao cirurgião levar as estruturas profundas e a musculatura facial à posição que ocupavam antes dos efeitos do envelhecimento. O tratamento radical destes tecidos produz resultados mais significativos e duradouros do que pelas técnicas convencionais, sendo uma arma valiosa na luta pela manutenção da jovialidade.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)
O Dr. Carlúcio Moura Leão – CRM-GO 7813 é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atendendo na Clínica Allure Cirurgia Plástica em Goiânia, dedicando-se a mais de quinze anos ao ensino e realização de Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.