Quem sou

GOIÂNIA, Brazil
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor da Faculdade de Medicina da PUC - Goiás. Consultório na CLÍNICA ALLURE DE CIRURGIA PLÁSTICA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

QUERO FAZER PLÁSTICA NAS FÉRIAS

As ferias de final de ano oferecem o tempo necessário para quem pretende realizar a plástica sonhada e encontra na impossibilidade de afastar-se das suas atividades profissionais o maior limitante para a realização do procedimento.
O tempo de recuperação varia de uma cirurgia para outra. Visando sanar dúvidas sobre o assunto, decidi escrever este artigo.

OTOPLASTIA (CORREÇÃO DE ORELHAS EM ABANO): procedimento simples que pode ser realizado com anestesia local. O curativo cirúrgico permanece por três dias. Após a retirada do curativo o paciente deverá dormir com uma faixa protegendo as orelhas por cerca de um mês. Pode voltar ao trabalho em uma semana.
RINOPLASTIA: o nariz operado pode ter de permanecer com gesso por dez a doze dias. Neste período o paciente terá dificuldades em atividades que trabalham com o público. O Sol deve ser evitado por seis meses pois pode produzir edema (inchaço). Pode retornar ao trabalho após a retirada do gesso.
BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA DE PÁLPEBRAS): cirurgia que pode ser realizada com anestesia local, de preferência com suporte dado pelo anestesista. Os pontos são retirados entre 4 a 6 dias e pode-se retornar ao trabalho em uma semana. Óculos escuros são úteis nos primeiros dez dias. O Sol deve ser evitado por cerca de dois meses.
COLOCAÇÃO DE PRÓTESES: o cuidado na fase inicial da recuperação da cirurgia para colocação de implantes de silicone visa evitar sangramentos, infecções e a extrusão das próteses. As próteses de glúteo, panturrilha e mamárias têm nos primeiros dez dias seu período mais crítico. Exercícios físicos devem ser evitados por dois meses. Pouca exposição ao Sol no primeiro mês é recomendada. Pessoas que trabalhem muito tempo sentadas podem sentir desconforto nas próteses glúteas no primeiro mês após a cirurgia. Pessoas que necessitem caminhar com frequencia devem afastar-se de seu trabalho por pelo menos um mês nos casos das próteses de panturrilha. As próteses mamárias permitem o retorno ao trabalho (leve) em até dez dias.
LIPOESCULTURAS: lipoesculturas localizadas em apenas uma região corporal com retirada de pouco volume de gordura, necessitam apenas de um final de semana de recuperação. Lipos maiores, requerem de sete a dez dias para a recuperação. O sol deve ser evitado por três meses. Raios solares diretamente sobre o abdome lipoaspirado deve ser evitado por seis a oito meses pois pode provocar manchas.
ABDOMINOPLASTIA: necessita de pelo menos 30 dias de afastamento do trabalho. A paciente deve evitar carregar pesos e exercícios abdominais por três meses. Em geral é possível trabalhar após o trigésimo dia de pós operatório.
MAMOPLASTIA REDUTORA OU SUSPENSÃO DE MAMAS: a paciente deve evitar de abrir os braços além de 90 graus por uns 20 dias. As suturas cirúrgicas estarão estáveis em cerca de quinze dias. O período para retornar ao trabalho é de 10 a 20 dias após a cirurgia. Exercícios envolvendo a região peitoral serão liberados após três meses.
RITIDOPLASTIA (REJUVENESCIMENTO FACIAL): as cirurgias de face evoluem com grande edema e algumas equimoses. Deve-se esperar a regressão deste quadro para retornar ao trabalho (geralmente 10 a 20 dias). Raios solares sobre a face operada devem ser evitados por pelo menos três meses. O uso de protetores solares é mandatório.
TOXINA BOTULÍNICA, PREENCHIMENTOS E OUTROS PEQUENOS PROCEDIMENTOS: em geral permitem o retorno ao trabalho no mesmo dia ou no dia seguinte.
PEELINGS: a exposição solar deve ser evitada por seis meses e o bloqueador solar é indispensável. O retorno ao trabalho varia conforme a profundidade do peeling, variando de três a quinze dias em média.
As indicações dadas acima são genéricas. Casos específicos podem variar os períodos de recuperação e isto deve ser discutido com o cirurgião antes da cirurgia. Somente o médico assistente pode determinar quanto tempo cada paciente necessita para recuperar-se.
Para encerrar: se você pretende viajar e fazer plástica no período de férias, o meu conselho é que viaje primeiro, divirta-se e depois faça a cirurgia. O contrário não é bom porque caso o tempo de recuperação se estenda, irá comprometer ou mesmo impedir uma viajem de férias.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)


O Dr. Carlúcio Moura Leão – CRM-GO 7813 é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atendendo na Clínica Allure Cirurgia Plástica em Goiânia, dedicando-se a mais de quinze anos ao ensino e realização de Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.

Para acompanhar dicas rápidas no twitter acesse:(http://twitter.com/Dr_Leao)